sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ZeroTouch, monitor sensível ao movimento do ar

Aproveitando que Luiza já voltou do Canadá, vamos publicar esta matéria em homenagem ao Canadá, pois foi lá que meu saudoso professor Belucho esteve e nos falou em 1991 do futuro das tvs de LCD que hoje está tão presente, e inclusive nos disse que as tvs iriam ser tão finas que ficariam na parede como quadros, o que só consegui visualizar por volta de 2005, quase 15 anos depois.


Ultimamente eu estou me sentindo nos filmes de ficção de minha infância, e para provar isto, inventaram mais uma objeto visto somente nos filmes. Trata-se de uma moldura com um vazio no meio. Esta é a nova invenção da Universidade Texas A&M que permite transformar quase qualquer tela em um monitor sensível ao toque.

Com isto, esta invenção do Interface Ecology Lab, batizada de ZeroTouch, permite interação sem toque. Apenas com o movimento do “ar” os seus gestos são traduzidos em ações.
O ZeroTouch pode ser chamado de “Zero Toque”, e este nome é bastante apropriado. Sensores infravermelhos e LEDs são usados para criar uma série de feixes de luz invisíveis que cruzam de um lado ao outro da moldura.

Quando esses feixes são interrompidos, o programa entende que algo tocou o espaço, e interpreta o gesto. Com este dispositivo, é possível por exemplo controlar uma série de equipamentos utilizando comente o movimento das mãos - eliminando a necessidade de toque com os dedos como já conhecemos.

A "moldura" também pode ser presa e programada em outros equipamentos, transformando monitores comuns em dispositivos com tela sensível ao toque.

Esta novidade está sendo apresentada esta semana durante a Conference on Human Factors in Computing Systems 2011.  Segundo seus criadores, ela possui maior precisão do que o sistema similar de sensor de movimentos do Kinect, da Microsoft.
 Se quiser mais informação, leia o artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, pois ela é muito importante para nós.
Através dela eu vou saber o que está procurando.